O Projeto Golfinho, realizado pelo Corpo de Bombeiros em todo o litoral catarinense, encerra suas atividades no Balneário Rincão no próximo domingo, 9. O projeto está completando 22 anos em Santa Catarina, e compreende atividades relacionadas à prevenção de afogamentos e conhecimentos sobre os cuidados e riscos nos ambientes marinhos.
A última edição do projeto no Balneário Rincão ocorre neste domingo, no posto central do município, próximo à nova passarela. Como início da programação marcado para as 9h30 e término às 12h, o programa contará com 50 vagas, que poderão ser preenchidas presencialmente por crianças de sete até 14 anos.
“Lá [no projeto] as crianças irão aprender sobre as bandeiras e sobre os riscos associados aos banhos de mar. Abordamos também a questão das correntes de retorno, uma das maiores causas de afogamento e conhecimentos sobre animais marinhos, o que fazer em casos de queimaduras de águas vivas e, também, o cuidado com o ambiente marinho”, destacou o Capitão Fernandes, do Corpo de Bombeiros de Içara.
Para o capitão, o projeto contribui para que as crianças se conscientizem não apenas a si mesmas sobre os perigos do mar, como também aos seus familiares. “Por mais que não vejamos muitos casos de crianças em relação a afogamentos, dados mostram que o afogamento de crianças é uma das maiores causas de morte relacionadas à faixa etária de sete a 14 anos de idade. Além da criança já crescer consciente sobre os riscos do mar e do afogamento, acaba contribuindo também para a conscientização do pai e da mãe, disseminando as informações dos riscos de afogamento”, concluiu.