Munidos de cartazes, máscaras e apitos, moradores de Cocal do Sul realizam um protesto na manhã deste sábado, 22, nas margens da rodovia SC-108, por conta do mau cheiro que incomodando a região. A intenção é cobrar das autoridades do município alguma atitude para contornar a situação.
Em alguns momentos o trânsito chegou a ser interrompido na rodovia pelos manifestantes e liberado após dois minutos. Aproximadamente 40 moradores participam da ação.
O relato é de que o odor começou afetando um bairro, agora cinco localidades já sofrem com o problema: Vila Nova, Jatobá e os loteamentos Locatelli, Horizonte e Alphaville. O cheiro é uma mescla de esgoto com produtos químicos.
De acordo com moradores, uma criança já foi hospitalizada por conta do problema. O odor chega a causar dores de cabeça, náuseas e ardência nos olhos e na garganta.
A suspeita é de que uma empresa de tratamento de esgoto seria a responsável pelo mau cheiro. Em nota, a empresa se colocou a disposição da comunidade, afirmou que não houve nenhuma alteração nas atividades e que o ocorrido não relação com o processo industrial.