Uma equipe da Defesa Civil de Santa Catarina, através da Coordenadoria de Criciúma, esteve na Serra do Rio do Rastro, SC-390, na tarde deste sábado (16), para atender uma solicitação da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), no que tange os deslizamentos e desprendimentos de rochas, em especial, a ocorrência registrada na última semana.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Criciúma e região, Rosinei da Silveira, a vistoria confirmou que a situação de risco é latente, sendo eminente a possibilidade de novos desprendimentos e deslizamentos rochosos acontecerem. "São situações caracterizadas pela presença de água entre as rochas, pela idade milenar dessas, declividade e instabilidade", explica.
Um geólogo da Defesa Civil, o sargento da Polícia Militar Rodoviária e o coordenador da Secretaria de Infraestrutura de Criciúma foram informados dos problemas constatados na Serra do Rio do Rastro.
Ainda conforme o coordenador da Defesa Civil da região, a PMRv fará o acompanhamento diário do local e um relatório de constatação será encaminhado para a Secretaria de Infraestrutura, que estudará quais as providências devem ser tomadas, sendo que as obras serão definidas pelo setor técnico, com possibilidade de serem definidas em caráter emergencial.
Os motoristas que trafegam pelo trecho devem estar ainda mais atentos, até a conclusão das obras emergencias no local do acidente geológico.
Assista ao vídeo gravado pela Defesa Civil: