Tapetes coloridos feitos com serragem, pó de café, flores e até tecidos tomam conta das ruas de muitas cidades brasileiras nesta quinta-feira (31). É a comemoração do feriado de Corpus Christi. A celebração católica também é conhecida como Festa da Eucaristia e acontece sempre 60 dias após a Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade.
Esta data é considerada o dia em que Jesus Cristo instituiu a Eucaristia, um sacramento católico que representa a transmutação do pão e do vinho no corpo e no sangue de Jesus Cristo. Corpus Christi, aliás, tem origem do Latim e significa "Corpo de Cristo", que nas tradições católicas é a hóstia consagrada.
A data foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264 e São Tomás de Aquino foi o responsável por redigir um rito para a celebração da mesma. Este foi um dos principais defensores e divulgadores da celebração.
Nesta data acontecem procissões que simbolizam a caminhada do povo de Deus em busca da terra prometida. A confecção dos famosos tapetes coloridos que marcam a data todos os anos serve de homenagem a passagem desta procissão. Essa prática surgiu na Bélgica no século XIII.