Comum entre os fiéis católicos, a Páscoa é a festa mais importante da Igreja. Neste domingo (9), a data celebra a ressurreição de Cristo, mas, curiosamente é relacionada a coelhos e chocolate. É comum se perguntar o por quê dessa relação. Afinal, o que tem a ver coelho e Páscoa?
“O coelho se reproduz muito fácil e os cristãos, logo após a ressurreição de Jesus, se espalharam e difundiram pelo mundo inteiro, por todos os cantos da terra. O coelho é símbolo dessa multiplicação dos cristãos”, simplifica o coordenador de Pastoral da Diocese de Criciúma, padre Jonas Emerim Velho.
Já os chocolates surgiram depois através do interesse comercial. E já que o coelho é símbolo de fertilidade, os ovos também se tornaram um dos elementos da Páscoa.
Qual o verdadeiro significado da Páscoa?
O padre ainda frisa o verdadeiro significado da Páscoa. “Páscoa significa passagem. Na Páscoa judaica, que vem do antigo testamento, já significava esta passagem da escravidão, onde o povo escravo do Egito, guiado por Moisés, passou para a liberdade”, explica o padre.
Para os cristãos, segundo o coordenador Diocesano, é preciso ter em Cristo o verdadeiro significado da Páscoa. “Em Jesus vamos fazer essa passagem da morte para a vida, da escravidão para a liberdade”, completa.