Inovar é estar em constante expansão, aprimorar, pesquisar. Muitas vezes, a mudança no meio do caminho é fator necessário para o sucesso. Imagine utilizar uma página de busca na internet chamada Backrub? Pois é. Este era o nome do Google até 1996. Já para os nascidos nas décadas de 70 e 80, o creme dental mais famoso era o Kolynos, hoje conhecido com o nome de Sorriso.
Pensando na evolução da marca e em uma estratégia de marketing que agrade todos os públicos e culturas do país a Startup catarinense “Que Barbada” agora é “Favorito”. A plataforma, que entrou em atualização neste mês, traz ainda novidades com a expansão da marca também no Paraná para Cascavel e Balneário Camboriú, conectando pessoas aos seus novos lugares favoritos.
Com pouco mais de um ano em funcionamento, o agora Favorito, conta com mais de 60 mil usuários em nove cidades. Jaraguá do Sul, Joinville, Criciúma e Blumenau, em Santa Catarina. Porto Alegre e Lajeado, no Rio Grande do Sul, e ainda este ano estará em Balneário Camboriú (SC) e Cascavel, no Paraná. O app já ocupa lugar de destaque entre os mais baixados na apple store da categoria gastronomia, chegando a 26º lugar no ranking.
“A tecnologia está integrada em tudo e na gastronomia não é diferente. Nosso aplicativo é uma ferramenta para facilitar a vida do empresário que precisa divulgar seu estabelecimento e do usuário que tem um leque de opções na palma da mão”, explica o CEO da empresa, Cristian Macan.
Mudar é preciso
Há quem diga que não se mexe em time que está ganhando, mas no caso do Que Barbada, repensar o nome da empresa foi uma decisão que contou com a ajuda de especialistas que entendem do assunto. De acordo com os empreendedores, o nome Que Barbada – uma gíria típica para os catarinenses – soava estranho no Rio Grande do Sul, pois era associado a outra empresa de baixa reputação. Já em outros estados, necessitava de muita explicação para o nome do aplicativo, o que dificultava na venda do produto.
“Já estamos expandindo para diversas cidades do Brasil e o nome Que Barbada não aderiu com a mesma facilidade que em Santa Catarina. Estávamos sendo confundidos até com marca de aparelho para barbear. Então, pior do que não comunicar com o seu alvo é comunicar o que você não quer. Então decidimos optar por essa troca de marca”, revela Macan.
Os fundadores acreditam no poder das experiências para conectar pessoas e lugares. De acordo com a dupla de sócios, cada estabelecimento, seja um café aconchegante ou um bar animado, é um universo único, repleto de histórias, vibrações e momentos que merecem ser vividos e compartilhados. “Reconhecemos que cada local tem sua própria essência e magia. Por isso, nos dedicamos a fornecer as ferramentas e recursos necessários para que cada espaço alcance seu potencial máximo, criando experiências autênticas e memoráveis para seus visitantes. Nós realmente conectamos pessoas aos seus lugares favoritos, e aí veio a ideia do nome”, detalha o sócio Gabriel Moresco.
Sebrae e Acate impulsionaram os negócios
A trajetória de Cristian e Gabriel contou com apoios importantes desde o início do projeto. O sonho saiu do papel efetivamente quando a dupla conquistou o prêmio de melhor pitch no programa Nascer da Fapesc e não parou por aí. Graças ao apoio do Sebrae, a empresa foi expositora no Startup Summit 2023 ganhando notoriedade nacional. A novidade mais recente é que agora, o Favorito está seguindo a metodologia MIDTEC, o que deverá impulsionar a startup para todos os estados até o fim de 2024.