“Eu não vim falar de reclamações, vim falar em mudanças que as empresa tem que fazer para poder sobreviver. Como vão ter muitos empresários, eu quero alerta-los para o novo consumidor que vem aí, eles tem que ser tratados de outra maneira para que não fechem suas portas”, explicou Maurício Vargas, criador do maior site de reclamações do mundo, o Reclame Aqui, sobre a palestra que acontece hoje, às 11h da manhã, na EXPOMAIS.
A Reclame Aqui passou 10 anos sem apresentar receitas positivas, mas agora gera lucros milionários. São milhões de reclamações a cada ano, tudo isso devido a um bom posicionamento no Google.
“O Reclame Aqui tem 17 anos. Até 2005 nós éramos um muro de lamentações, a partir deste momento fomos crescendo e surgiram novas regras. No ano passado, para se ter uma ideia, tivemos mais de 12 milhões de reclamações e 82% foram solucionadas em menos de três dias”, explicou Vargas.
O Reclame Aqui permite não só que o consumidor reclame, mas que a empresa se defenda. “O consumidor reclama, vai pro site da empresa, a empresa responde e depois o consumidor analisa a resposta”, contou o criador do Reclame Aqui.
Quando questionado se as novas redes sociais atrapalharam o site, Vargas foi direto: “Nós somos a primeira rede social de reclamações. O próprio Facebook só ajudou a alavancar as visitas do Reclame Aqui. O próprio consumidor reclama e compartilha para que não só a empresa, mas todos saibam”, disse.