O cubo mágico é uma das práticas que mais fascina os seres humanos. A dificuldade de encontrar a solução para que todos os lados fiquem iguais continua conquistando pessoas. Na sexta-feira (20) e no sábado (21), será realizado o Criciúma Open de Cubo Mágico, e para falar sobre o assunto, o Programa do Avesso recebeu os especialistas Renan Cerpe, Éder dos Santos Silva e Juliana Moreno.
Renan é paulista, e administra a Cuber Brasil, maior loja do país deste segmento. Ele ajudou no desenvolvimento do primeiro cubo lançado fora da China, criou o robô Cube Prime, que resolve o problema em um segundo e participou de alguns programas na TV.
“Em 2009 venci o ‘Se vira nos 30’, na época eu fiquei um ano aguardando ser chamado após a inscrição. Também conheci o Silvio Santos e levei mil reais pra casa”, destacou.
Éder é delegado da Associação Mundial de Cubo Mágico e também participou da fundação da Associação Brasileira de Cubo Mágico. “Eu aprendi com meu pai, que aprendeu com um professor dele. Mas foi coisa que em uma semana eu era melhor do que ele já”, disse. Segundo ele, hoje o Brasil tem mais praticantes do que o Japão.
Ao lado de Juliana, Éder realiza oficinas ensinando pessoas a resolverem o cubo mágico e promovendo competições. Como as atividades não são costumeiramente divulgadas, criaram o Hobbz, que é parceiro de diversas associações. “Não é uma atividade que irrita, muito pelo contrário”, afirmou Juliana.