O Sul catarinense apresentou queda no número de homicídios nos dois primeiros meses de 2020. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve diminuição de 50% dos casos - de 18 em 2019 para 8 em 2020. A situação é ainda mais animadora na cidade de Criciúma: queda de mais de 66%, de 13 homicídios para 3. No entanto, na cidade houve um aumento de mais de 100% de caso de roubos.
Os números da 6ª Região de Polícia Militar (6ª RPM) se contrapõem aos do restante do Estado. De acordo com o Coronel Cosme Manique Barreto, comandante da 6ª RPM, as principais regiões - com exceção de Blumenau, que manteve o número estável - apresentaram aumento no número de assassinatos.
"No Estado a gente vê que as principais regiões, com maior volume de habitantes, em todas elas há aumento de homicídios, em percentuais de até 40%. Aqui a gente está com essa queda, no ano passado já era um número que não causava preocupação e nesse ano a gente vê muito sólida a situação. Estamos desde 2017 abaixo de 20 homicídios em Criciúma e na Região abaixo de 60 homicídios", comemora o coronel.
No entanto, a situação referente aos roubos é uma preocupação: vem em grande aumento se comparado com o período do ano passado, principalmente em Criciúma. "Estamos com problemas na cidade de Criciúma de roubos, especialmente de veículos e até com sequestros relâmpagos, mas que a gente tá analisando uma diminuição após o carnaval. Pela quantidade de pessoas que foram presas, em ações com a Civil de investigação, a gente tá vendo uma tendência de diminuição em março. Esperamos que consigamos voltar ao ano de 2019 que foi espetacular no quesito de roubos", diz Cosme.
Sobre a diminuição dos homicídios, o comandante da 6ª RPM celebra o trabalho em conjunto com a Polícia Civil, o que torna possível a "elucidação de 80 a 90% dos casos", segundo Cosme. "Tem também um trabalho de prevenção bem feito. Com a rede de vizinhos muito forte, que capta informações para poder trabalhar. Há ainda uma parceria e troca de informações com a Polícia Civil muito grandes. Teve algum crime, todos os dados coletados, com quais suspeitos poderiam estar juntos, é montado relatório e encaminhado para a Civil. Essas trocas de informações fazem com que a elucidação dos crimes se tornem mais rápidas", completa o coronel.
Número de roubos
Na Região
2019 - 78
2020 - 112
Criciúma
2019 - 30 roubos
2020 - 70 roubos