A ressaca do mar presenciada no Balneário Rincão na noite de sexta-feira, 3, para sábado, 4, não atingiu somente o município do sul catarinense. Pelo menos outras cinco cidades litorâneas de Santa Catarina também foram afetadas pela maré alta, em decorrência de um ciclone extratropical em alto mar.
Segundo o relatório da Defesa Civil do estado, Passo de Torres, Balneário Barra Sul, São Francisco do Sul, Florianópolis e Tijucas também tiveram prejuízos em decorrência da ressaca do mar. Em Passo de Torres, a distribuição da água potável chegou a ser interrompida por conta da maré alta provocou o represamento do rio Mampituba.
Nos demais municípios, a ressaca causou o alagamento de ruas e a danificação de vias públicas, assim como alguns estragos em propriedades públicas e privadas. No Rincão, a área de dunas, a vegetação costeira e as ruas do município foram atingidas, assim como as passarelas que ligam a faixa de areia e a cidade - que acabaram sendo danificadas.
Mesmo com ondas ainda consideravelmente altas, o Rincão não contou com ressaca de sábado para domingo. “O mar ainda beirou os cômoros, mas nada similar ao que aconteceu de sexta para sábado. Nesta madrugada tudo estava dentro da normalidade. O mar ainda é bem agitado e forte, mas nem comparado com a força que ele tinha na sexta”, apontou Marcelo Longo, responsável pelo site Vejaomar.
Marcelo, assim como o seu pai, o pescador João Batista Longo, destacam que entre quarta e quinta-feira desta semana, as ondas devem ficar um pouco mais altas, alcançando cerca de 3,3 metros de altura, com o mar ainda agitado. Apesar disso, não há previsão de ressaca, como vista nesta sexta, para a semana.