Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Restaurantes esperam retorno lento de clientes

Proprietários projetam, ainda, uma readequação dos negócios, com a entrega à residência mantendo-se forte

Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 22/04/2020 - 09:37 Atualizado em 22/04/2020 - 09:38
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Retornando com o atendimento presencial nesta quarta-feira, 22, os restaurantes precisarão seguir os requisitos de higiene apresentados pelo governo do Estado. A expectativa do setor é de um retorno lento de clientes, ainda reflexo da pandemia do coronavírus, que continua em Santa Catarina, mesmo com a flexibilização do isolamento social.

Neste tempo parado, a aposta dos empresários da gastronomia foi apostar no sistema de entrega nas residências. Essa é uma prática que deve permanecer forte, mesmo com a reabertura para clientes. 

"Quem conseguiu manter o 'delivery' funcionando tem uma base nova de clientes. Esse canal se fortaleceu muito. Quem tem banco de dados vai ter que usar, ligar para os clientes. A via gastronômica colocará na rua uma campanha de incentivo ao comércio local e pequenos empreendedores. Essa é a tônica que a gente vem batendo desde o início da pandemia", avalia o proprietário da Jp Boutique de Carnes, Joster Favero. 

O empresário planeja um retorno lento dos clientes. "A gente volta com todo o gás, esperando que gradativamente retorne as atividades dos clientes, a gente sabe que isso vai ser lento. Seguiremos à risca o que está na portaria. O que já era nossa rotina de higienização, com álcool de limpeza, vamos dar sequência a isso. Nos resta seguir a portaria e nos adequar", aponta.

O proprietário da Rover Pizzaria e Cantinho da Massa, Arduir Rover, falou sobre a readequação que o negócio passará. "O Cantinho da Massa não abriu o 'delivery', mas a Rover Pizzaria sim. Tudo é uma novidade. No meio da tempestade começar um negócio não é fácil, mas é uma nova oportunidade. Estamos na ideia de criar o 'delivery' para ter novas opções. Vamos ter que nos reinventar, criar novas opções para o cliente. O pessoal nos cobra isso, mas não é fácil. Vamos ter dificuldades, é normal para todos do nosso ramo", diz.

A abertura dos restaurantes foi anunciada na terça-feira pelo secretário de Saúde, Helton Zeferino. "Os hábitos que as pessoas precisam ter ao adentrar o ambiente, estar de máscara, fazer assepsia das mãos com álcool gel, ou se o estabelecimento dispor de pia, com água e sabão. Aqueles que tem buffet, onde as pessoas servem seus pratos, no início do buffet é preciso ter um funcionário orientando as pessoas para que façam a higiene das mãos novamente, para que calcem luvas descartáveis, elas passam a ser obrigatórias, após esse momento podem tocar no prato e montar o prato", relatou o secretário.

O secretário bateu na tecla do afastamento entre as pessoas nos restaurantes. "Outra obrigação é que o afastamento entre as pessoas que permanecem consumindo no interior do estabelecimento tem que ser de 1,5 metro de raio. Não estamos definindo o afastamento de mesas, mas entre as pessoas. O estabelecimento precisará organizar suas mesas de forma visível", comentou Zeferino.

Assim, os restaurantes trabalharam na readequação para a abertura. "Estamos nos preparando desde ontem, nos meios de divulgação e adequação das novas normas. Vamos ter que nos adequar aos novos tempos. O Cantinho da Massa tem um espaço bem amplo, então não vamos ter grande dificuldade. Só temos que adequar um pouco, sabemos que vamos ter dificuldades, a epidemia veio com certo alarme e o pessoal tem medo. O próprio cliente começa a vir aos poucos, a gente acredita que a crise está por vir, porque o movimento deve cair bastante. O desafio está lançado", disse Arduir.

Tags: coronavírus

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito