O governador Carlos Moisés da Silva (PSL), liberou o uso dos parques desde que não existam aglomerações para evitar a proliferação do coronavírus (Covid-19). A cada município cabe controlar isso e em Criciúma a saída foi a autorização para uso das pistas de caminhada e ciclovias. “O controle é feito pelos profissionais de cada parque e o poder de autuar é da Polícia Militar”, explica o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, Marco Antonio Cimolin.
No Parque das Nações, por exemplo, apenas um portão foi aberto para facilitar o controle por parte dos responsáveis, mas na tarde desta quarta-feira, 22, quando a reportagem do 4oito esteve no local, ninguém estava utilizando as pistas. O mesmo acontecia no Parque Centenário Altair Guidi, onde apenas profissionais da manutenção frequentavam o local.
Conforme as determinações, os parques abrem das 6h às 20h, e apenas as pistas de caminhada e ciclovias poderão ser utilizadas por frequentadores. Playground infantil, academias, quadras e demais equipamentos oferecidos, continuarão fechados ao público, que deve utilizar máscara, não fazer aglomerações e manter a distância de dois metros entre os praticantes. “Colocamos fita zebrada para evitar que as pessoas usem utilizem os equipamentos que seguem proibidos como academias e parques infantis”, comenta Cimolin.
As regras estão na portaria SES n° 258, de 21 de abril de 2020, emitida pelo Governo do Estado, que dispõe sobre a realização de atividades dos locais que oferecem serviços relacionados à prática regular de exercícios físicos. “É importante ressaltar que os estabelecimentos comerciais dentro dos parques, como restaurantes e também a atafona, que funciona no Parque dos Imigrantes, podem reabrir, mas os produtos não devem ser consumidos no local”, diz.
Os parques estavam fechados ao público desde meados de março, quando iniciou a quarentena no município. Além do Parque dos Imigrantes, Parque das Nações Cincinato Naspolini e Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, que são administrados pela FME, todos os demais parques e praças da cidade devem seguir as mesmas orientações.