Com objetivo de resgatar a história e a cultura italiana do Distrito de Rio Maina será realiza neste fim de semana a VII edição da Festa Dell’Immigrazione. A festa foi criada em 2005 para comemorar o dia em que os primeiros imigrantes italianos chegaram ao distrito, no dia 15 de novembro de 1890. O evento acontece ao lado da Paróquia Santo Agostinho, nos dias 18 e 19 de novembro.
A festa é realizada pelo Circolo Bergamasco di Rio Maina. “Em 91 foi criado o Núcleo Bergamasco di Rio Maina que teve um bom trabalho, mas por algum motivo não se concretizou. E aí em 2005 nós fizemos um time e criamos a festa. Ela acontece a cada dois anos. São várias atividades voltadas a cultura”, contou Jucemar Rampinelli, presidente do Circolo Bergamasco.
Segundo Claison, denomina-se Bergamasco porque as sete primeiras famílias que chegaram ao Rio Maina vieram da região de Bérgamo, da Lombardia. “Por isso, criamos o título Bergamasco. Criciúma foi pelos Vênetos, Rio Maina pelos Bergamascos”, explicou Rampinelli.
Para o diretor de Eventos do Circolo Bergamasco, Claison Olivo, o grande destaque da festa são as atividades esportivas. “Temos o torneio de Canastra, o torneio de mora, torneio de funda, pra muitos conhecido como estilingue, a debulha de milho. Temos também o troneio do topiador, tem o biloque e torneio de crochê e tricô”, contou.