Uma nova estrutura destinada à realização de eventos e atividades de lazer está sendo erguida no Bairro Próspera pela Prefeitura de Criciúma. Quem passa pela recém-aberta Rua José Henrique Mezzari já nota a movimentação de máquinas e a presença de alguns blocos de concreto. Naquela via, que fica ao lado do Parque das Nações Cincinato Naspolini, será erguida uma arquibancada.
De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Nícola Martins, a estrutura será erguida ao lado do parque e de frente para a rua. “É uma arquibancada que está sendo construída e que vai ter capacidade para aproximadamente mil pessoas. A Construtora Folchini é a responsável pela obra e a previsão é de que ela fique pronta no fim do mês de abril”, comenta Martins.
Espaço para eventos
A Rua José Henrique Mezzari foi entregue pelo Município no início do ano passado e faz a ligação entre a Avenida Centenário e a Avenida Gabriel Zanette. Antes, a via não existia, mas já era planejado realizar a pavimentação no local e transformar aquele trajeto em uma via para a realização de eventos.
Essa é a ideia que, segundo o presidente da FME, será colocada em atividade agora. “Com a arquibancada, a intenção é de levar para aquela rua alguns eventos, como a desfile do Sete de Setembro e outras ações que são realizadas durante o ano”, explica Martins.
O prefeito Clésio Salvaro confirmou que a obra já deve ser inaugurada nas próximas semanas e também que ações que antes ocupavam a Avenida Centenário e o Parque das Nações, agora devem ser concentradas ali.
“O desfile de Sete de Setembro deste ano com certeza já será realizado naquela rua. E muitas outras ações, como manifestações, por exemplo, essa é a nossa ideia”, afirma Salvaro.
Um projeto pensado especialmente para ocupar o local também já está em andamento. “O que nós queremos é a partir do mês de maio começar a fechar a rua aos domingos para que a população possa andar de bicicleta, passear de patinete, fazer uma série de atividades ali. Esse projeto já tem nome, é o Rua da Gente”, adianta.
“Nós só não temos data ainda programada para colocar o projeto em prática porque dependemos do fim das obras da arquibancada, mas a previsão é de que fim de abril ela esteja pronta”, acrescenta.
Portão aberto
A arquibancada não é a única novidade para a rua. A Prefeitura também está finalizando a construção das calçadas e já instalou a iluminação, com fiação subterrânea e layout com duas lâmpadas, uma iluminando a via e a outra o parque.
Essas alterações permitirão a consolidação de uma nova entrada no parque. “Existe um portão ali no meio daquela rua, mas que antes não era aberto porque a rua não existia. Mas agora, com calçada, com iluminação, aquele portão também ficará sempre aberto e será uma nova entrada”, comenta Martins.