Duas missões da do Serviço Aeropolicial (Saer) da Polícia Civil neste sábado (10) possibilitaram que órgãos doados em Criciúma chegassem a tempo para os receptores em Blumenau e na Grande Florianópolis. O helicóptero transportou, além da equipe médica especializada, um coração, dois rins, um fígado e duas córneas.
O primeiro acionamento ocorreu ainda na madrugada, com a aeronave decolando de Criciúma rumo a Blumenau para o transporte de um coração. A urgência se deu porque o órgão precisava chegar até quatro horas após a retirada, feita no Hospital São José, em Criciúma. O tráfego intenso na BR-101 durante o Carnaval tornou o apoio aéreo indispensável para assegurar o sucesso da operação.
Na segunda missão, também partindo do Hospital São José, a aeronave transportou dois rins, um fígado e duas córneas para a região da Grande Florianópolis, onde os receptores aguardavam nos hospitais. A rapidez e eficiência no transporte dos órgãos são essenciais para a sobrevivência dos pacientes envolvidos.