Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Saiba mais sobre Zé Ricardo, novo técnico do Criciúma

Treinador nunca enfrentou o Criciúma na carreira

Por Eduardo Tartarotti 17/12/2024 - 12:49 Atualizado há 7 horas
Foto: Rosiron Rodrigues/Goiás EC
Foto: Rosiron Rodrigues/Goiás EC

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Criciúma já tem novo treinador para a próxima temporada. Zé Ricardo assinou contrato com o Tigre nessa segunda-feira (16), deve ser anunciado até a quinta-feira (19) e já está em contato com o executivo de futebol Juliano Camargo no planejamento para 2025. A renovação de contrato de Marquinhos Gabriel foi um pedido do treinador. Por ser a primeira vez trabalhando em Santa Catarina, pode ser gerada a impressão de que não se trata de um profissional com larga experiência, mas o fato é que trata-se exatamente do contrário. 

José Ricardo Mannarino, nascido em 13 de março de 1971 no Rio de Janeiro, começou no futebol profissional como jogador em 1988, na categoria sub 17 do São Cristóvão. Nos três anos seguintes, atuou na categoria sub 20 do Olaria. Em 1992, com 21 anos, inicou a sua carreira de treinador nas quadras , comandando a categoria sub 17 do Vila Isabel. Realizou bom trabalho e logo chamou a atenção dos grandes clubes cariocas. Ainda no salão, passou por Botafogo e Vasco, onde ficou até 1996. Em 1998 chegou ao Flamengo, onde ganhou títulos e ajudou a revelar jogadores, tanto para o futsal quanto para o campo.

Zé Ricardo, como é conhecido no meio do futebol, permaneceu por vários anos no Rubro-Negro carioca e foi lá que recebeu a sua primeira oportunidade como técnico nos gramados, em 2006.  Ele comandou a equipe sub 13 do Flamengo. No mesmo ano, chegou também a ter uma experiência treinando um time sub 20 de futsal na Itália, aproveitando sua cidadania, mas logo retornou ao Brasil. Passou pelo Audax Rio em 2009 e 2010, e em 2012 voltou às divisões de base flamenguistas, onde ficou por pouco mais de três anos.

O mês de maio de 2016 marcou um divisor de águas na carreira do treinador. Pouco depois de ganhar o título da Copa São Paulo de futebol júnior, Muricy Ramalho deixou o Flamengo devido a problemas de saúde, e Zé Ricardo foi quem assumiu a equipe principal, como interino. A partida de estreia foi na quarta rodada do Brasileirão daquele ano, e o resultado foi uma vitória sobre a Ponte Preta, fora de casa. Não demorou muito a ganhar a confiança de todos e ser efetivado, levando o time ao terceiro lugar no campeonato e ao título carioca no ano seguinte. Na temporada, ele chegou a ser apontado como o décimo melhor técnico do ranking mundial.

Em agosto de 2017 houve o desligamento do Flamengo e, no mesmo mês, foi contratado pelo Vasco. Estreou com vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio e levou o cruzmaltino a uma série invicta de 11 partidas, a segunda maior da história do clube na era de pontos corridos do Brasileirão. Pela boa campanha, a equipe se classificou para a Libertadores da América, o que não ocorria há seis anos. Em 2018 foi vice campeão carioca e eleito o melhor técnico do estadual, deixando o clube em junho. Em agosto, aceitou o convite do Botafogo, classificou o time da estrela solitária para a Copa Sul-Americana e permaneceu até abril de 2019. 

No mesmo ano, em agosto, Zé Ricardo abraçou um novo desafio e foi defender as cores do Fortaleza, no entanto os resultados não foram como o esperado. Pelo Leão do Pici, o treinador disputou sete jogos, vencendo apenas um deles. Meses depois, assumiu o Internacional, para as rodadas finais do Campeonato Brasileiro de 2019. Levou um time sem muitas pretensões a uma vaga na Libertadores, com quatro vitórias em 11 jogos. 

O técnico carioca teve a sua primeira experiência internacional como treinador em junho de 2021, quando foi contratado pelo Qatar FC. Em terras estrangeiras, sete jogos disputados e duas vitórias conquistadas. Retornou ao Vasco em junho de 2022, time no qual foi vice líder da série B e único invicto dentre os clubes de todas as séries no Brasil, obtendo 12 vitórias em 26 partidas. A boa campanha rendeu um convite para trabalhar no Shimizu S-Pulse do Japão, onde disputou 28 partidas e venceu seis. 

O retorno ao Brasil aconteceu em setembro de 2023, quando treinou o Cruzeiro por dez jogos e conseguiu três vitórias. No fim do ano já era anunciado como técnico do Goiás. Na temporada 2024 Zé Ricardo comandou o Esmeraldino e venceu nove de 16 partidas. 

Dentre as características atribuídas a Zé Ricardo pelo contexto geral da sua carreira estão saber como trabalhar sobre pressão, não ter medo de abraçar novos desafios e ser capaz de obter resultados frente as limitações que lhe são impostas. Esse é o perfil do técnico do Criciúma para a temporada 2025.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito