Anunciado em outubro de 2021, Cláudio Tencati é o segundo técnico mais longevo de Santa Catarina, atrás apenas de Raul Cabral, do Hercílio Luz. Nesse período, no comando do Criciúma, o treinador conquistou dois títulos estaduais. Em 2022, o clube foi o campeão da segunda divisão do Catarinense e, em 2023, o profissional fez o Tigre levantar o caneco da elite estadual após dez anos.
O Criciúma é um ponto fora de curva quando se fala em equipes catarinenses mantendo treinadores. Nesse período de quase dois anos em que ele está comandando o tricolor carvoeiro, você sabe quantos treinadores passaram por outros clubes de Santa Catarina? Avaí, Brusque, Chapecoense e Figueirense foram os times analisados na matéria.
[o texto continua após a tabela]
Confira a tabela com os treinadores:
Chapecoense é o time que mais fez mudanças em 22 meses; foram oito treinadores no período: Pintado, Felipe Conceição, Gilson Kleina, Marcelo Cabo, Gilmar Dal Pozzo (em duas oportunidades e atual treinador da equipe), Bruno Pivetti e Argel Fuchs.
Para o comentarista do Timaço, Alex Maranhão, ter um técnico longevo no comando da equipe reflete no desempenho do trabalho. "É muito bom para os atletas e para o clube porque tem uma metologia definida e é mais fácil aplicar as ideias que o treinador está pensando. Para o Criciúma, tem sido ótimo porque o time vem uma crescente muito grande há quase dois anos, desde que Tencati chegou ao clube", comenta.