Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Santa Catarina fecha divisas e fronteiras

Decisão foi anunciada na entrevista coletiva desta quinta-feira

Por Marciano Bortolin Florianópolis, SC, 19/03/2020 - 19:02 Atualizado em 19/03/2020 - 19:05

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O governador Carlos Moisés da Silva (PSL), anunciou em entrevista coletiva no início da noite desta quinta-feira, 19, novas medidas para diminuir a proliferação do coronavírus (Covid-19) no estado. O novo decreto proíbe a circulação e ingresso de veículos de fretamento e transporte coletivo no território catarinense. “Isso é praticamente fechar divisas e fronteiras”, destacou.

Outra definição foi pela proibição e permanência de pessoas em parques, praças e praias. “São locais de passagem e não de permanência enquanto estiver a situação de emergência no estado”, enfatizou.

Moisés revelou que dois órgãos que se comprometeram em repassar recursos para ajudar no combate ao coronavírus. No total, o Fundo de Saúde do Estado deverá receber em torno de R$ 60 milhões para este fim. “Para que possamos investir na saúde dos catarinenses, preparando leitos, hospitais. Solicitamos que a ordem seja amplamente acatada. Agradecemos a todos que estão se empenhando. Percebemos que transformou as cidades, não vimos o transporte público circulando. Temos informações de outros países que o vírus se propagou com maior velocidade pelo transporte coletivo”, cita o governador.

Outro anúncio é a análise da possibilidade de adiantar o repasse para Cras e o Creas dos municípios que seria em maio.

Medida tomada na hora certa

Moisés disse ainda acreditar que a medida está sendo tomada é a mais adequada e no momento oportuno. “Decidimos isso quando se teve o contágio comunitário. Nos faz crer que têm mais casos que os contabilizados, mas não tem como projetar porque muitas pessoas são assintomáticas. O que vai nos balizar são os casos que vão à rede pública e privada”, fala.

Até o momento, são 22 casos confirmados em Santa Catarina e 300 amostras coletadas, com suspeitas em todo o estado. “O Governo Federal anunciou um recurso para média e alta complexidade. Estamos encaminhado para unidades de pronto atendimento. São 54 UPAs no estado e vamos, em comum acordo, deliberar para que a gente possa definir os critérios e enviar aos municípios. Que as pessoas não busquem as ruas para lazer. Não fiquem concentrados em praias, praças. As nossas equipes estão trabalhando de forma intensa, procurando insumos em vários locais do país, buscando fora do país. Todos nós precisamos estar preparados para enfrentar está crise mundial por conta do coronavírus. Temos a oportunidade de fazer algo que em nenhum lugar do país foi feito, que é o isolamento domiciliar”, enfatiza o secretário de Estado da Saúde, Helton Zaferino.
 

Tags: coronavírus

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito