Para redução dos índice de violência a Secretaria de Segurança Pública pretende usar drones em suas ações. Uma comissão com técnicos da SSP e da Secretaria de Justiça e Cidadania foi criada para identificar a utilização do equipamento pela criminalidade e emprego em ações das duas pastas.
“Já tem histórias em outros estados, no Estado foi o uma ocorrência numa tentativa de passar um celular no sistema prisional com o uso de drone. Em outros estados tem uma utilização maior. Em Santa Catarina a Polícia Militar e a Polícia Civil já utilizam há bastante tempo. Agora estamos organizando essas informações colhidas tudo em um mesmo sistema para que possa ser compartilhada pelas demais forças”, disse o secretário da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior.
O secretário acredita que o uso de drones vai otimizar o trabalho das inteligências. Ele explicou que o uso desta tecnologia ainda é incipiente nas policias brasileiras. “Eu acredito que é uma ferramenta muito importante e até comentei com a comissão que nós precisamos nos preparar para que, num futuro não muito distante, cada viatura da Polícia Militar tenha um drone acoplado”, comentou.
A Comissão deve definir o modelo que será utilizado, como habilitar os policiais militares a usarem o equipamento e quanto isto custará aos cofres públicos.