Içara foi um dos municípios de Santa Catarina a instituir a obrigatoriedade do uso de máscaras para toda a população. Trata-se de uma exigência além da estadual, que prevê apenas a recomendação do equipamento. Em Içara, se não estiver portando a máscara, o cidadão não poderá entrar nas repartições públicas, comércio, dentre outros locais.
"Se não usar máscara não entra em lugar algum na cidade. O fundamental a destacar é de que esse assunto é muito sério. Ninguém tá brincando de usar máscara. A nossa infectologista, no atendimento, acabou sendo contaminada pelo coronavírus. Algumas pessoas acham que o profissional de saúde pode ser contaminado. Que quem trabalha no comércio pode ser contaminado. Não pode. Tem que ter solidariedade", disse o prefeito Murialdo Gastaldon.
O prefeito cita o número de respiradores mecânicos no Hospital São Donato, que conta com leitos de UTI pelo Sus para atender a toda a região. São apenas 16.
"Se chegar algum paciente que precise de um respirador, além dos 16, não tem. Por isso o respeito de todos para evitrar mais contágios", aponta Murialdo. "Está prevalecendo aquilo determinado pelo decreto estadual. A única exigência a mais é a obrigatoriedade do uso da máscara. Quem não usar, não vai a lugar algum, vai ficar só andando pela rua", conclui.