Santa Catarina permanece com um caso de suspeita de Coronavírus sob análise. Até o momento, no Estado, cinco suspeições foram levantadas: duas descartadas após análise, duas excluídas por não se enquadrar nos sintomas definidos pela Organização Mundial de Saíde (OMS) e uma ainda sob análise. O caso que ainda está sendo investigado é em Brusque, de acordo com relatório emitido pela secretaria de Saúde do Estado nesta sexta-feira, 31.
Conforme noticiado pelo jornal O Município, de Brusque, o caso sob suspeita é de um homem de 30 anos que esteve na China e apresenta os sintomas do Coronavírus, que são bastante semelhantes aos da gripe. Ele permanece internado no Imigrantes Hospital e Maternidade, em isolamento. Amostras de sangue já foram coletadas para a análise.
Os outros quatro casos levantados e já descartados foram em São José e Videira. Os dois casos de São José foram em uma mulher de 29 anos e um homem de 28. O casal esteve em Pequim em escala de um vôo vindo de Bangcok e apresentaram os sintomas: falta de ar, dores musculares, febre, tosse e coriza. Após análise dos exames, foram diagnosticados com o vírus Influenza B.
O Ministério da Saúde divulgou que, neste momento, o Brasil tem 12 casos sob análise de suspeita de Coronavírus: um no Ceará, Paraná e Santa Catarina, dois no Rio Grande do Sul e sete em São Paulo.
Nesta sexta-feira, o jogador Aloísio Boi Bandido, de Araranguá e que atua na China, conversou com o jornalista Adelor Lessa na Rádio Som Maior e falou sobre a situação no país asiático. Segundo ele, o ambiente é tranquilo no seu dia a dia e muito do que vem sendo noticiado no Brasil é falso.
De acordo com a Agência Brasil, em todo o mundo, já são mais de 9,9 mil pessoas infectadas pelo coronavírus, sendo que 99% dos casos confirmados estão na China. 1,3 mil casos são considerados graves e 200 pessoas morreram no país asiático. De acordo com o Centro de Controle de Doenças da China, o coronavírus já foi detectado em 26 países.