Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Segunda etapa do "Içara do Amanhã" enche Murialdo de otimismo: "ano que vem devemos ser a segunda economia do Sul"

Parceria do município com a Unesc visa recolher dados e traçar planos para o desenvolvimento do município

Por Heitor Araujo Içara - SC, 03/12/2019 - 09:08 Atualizado em 03/12/2019 - 09:08
Prefeito de Içara esteve no Programa Adelor Lessa desta terça-feira (Foto: Heitor Araujo)
Prefeito de Içara esteve no Programa Adelor Lessa desta terça-feira (Foto: Heitor Araujo)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Concluída a primeira etapa do Fórum "Içara do Amanhã", parceria entre a prefeitura de Içara e a Unesc, que colheu dados sobre a população e o município, a ideia é, até o começo do ano que vem, inaugurar o segundo passo do projeto. Ainda no fim de 2019, serão feitas reuniões da associação, junto com os técnicos e empresários, para a captação de ideias, elaborar propostas e traçar um plano de desenvolvimento para o município.

A intenção do prefeito Murialdo Gastaldon (MDB), é de que Içara torne-se a segunda maior economia do Sul catarinense ainda no ano que vem, ultrapassando Tubarão na geração de receitas de valor adicionado. "Tínhamos duas rotas pavimentadas entre Içara e Criciúma, hoje vamos a oito. Içara é a porta de entrada da Amrec, queremos criar a terceira entrada. Içará está se transformando um conjunto de esquinas, a via rápida, 445 e um acesso que trabalhamos com o governo do Estado. Para 2020, Içara deve tornar-se a segunda economia do Sul, tendo como base o valor adicionado. Devemos ultrapassar Tubarão. Era uma previsão, antes, de quatro a cinco anos", destacou o prefeito.

"Por isso temos essa parceria com a universidade, de ter um plano de desenvolvimento, para que ele seja integrado em um conjunto de pessoas, com todos sendo contemplados. No ano que vem, espero juntar todos os setores produtivos da cidade em torno desse plano, para chegar a ser a segunda economia do Sul", acrescentou Murialdo.

A primeira etapa do Fórum foi a apresentação de um diagnóstico, referentes às áreas da educação, saúde, atendimento social, infraestrutura e geração de renda. "Essas análises são importantes para a retenção de força de trabalho. Tem um grupo, principalmente de homens entre os 30 e 40 anos que permanecem na cidade, o que é abaixo da média brasileira. A partir dos 40 anos, aumenta. Tem que trabalhar estratégias para criar possibilidades e geração de retenção dessa força de trabalho. Entender que ela, um pouco mais 'sênior', tem um potencial enorme que deverá ser olhado. É o que o diagnóstico nos mostra", detalha Melissa Watanabe, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc.

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, explicou um pouco de como será a segunda etapa do Fórum. "A segunda etapa é muito rica, nos permite identificar as situações do município que precisam de ações do governo. Isso se resumirá no plano de desenvolvimento da cidade, para onde ela deve ir. Quais necessidades a cidade apresenta? Içara é uma cidade em crescimento, com um futuro incrível. Se trabalharmos em parceria, teremos uma Içara ainda maior nos próximos anos", esclareceu.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito