O número de novos infectados com HIV vem caindo a cada ano, considerando números globais. O Dia Mundial de Combate à Aids é celebrado em 1º de dezembro, buscando conscientizar as pessoas.
“No mundo todo temos a tendência de queda nos números. O que se tem de notícia é as pessoas com menos cuidados, pois se tornou uma doença tratável. Os jovens de hoje não viram os ídolos morrerem com a doença”, afirmou o médico infectologista do Programa de Atenção Municipal As DST/HIV/Aids (PAMDHA), Raphael Elias Farias.
De acordo com o médico, os índices de transmissão da Aids por usuários de drogas ou transfusão de sangue são pequenas. O Ministério da Saúde tem um programa de pós-exposição, prevenindo com medicamentos.
“Hoje as pessoas com HIV tem mesma expectativa de vida de outras pessoas, desde que realizem o tratamento adequado. Os índices de crescimento de sífilis e gonorreia também crescem, o melhor meio ainda é o preservativo”, afirmou Farias.
A Aids pode levar até 10 anos para apresentas os sintomas. Nem todas as pessoas que possuem o vírus desenvolvem a doença, porém, podem transmitir. “É uma doença silenciosa por anos. Temos que estimular as pessoas a realizarem o diagnóstico precoce. Algumas pessoas tem sintomas como se fosse uma gripe, alguns não apresentam sintomas”, destacou.