O novo decreto emitido pelo Governo do Estado de Santa Catarina torna a obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados, com exceção das residências, passível de multa. A medida foi adotada para deixar mais rígida a obrigatoriedade e ter maior participação da população no combate da pandemia do coronavírus. A fiscalização está ao encargo da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), mas até o momento não houve registro de autuação em Criciúma.
A possibilidade de multa passou a valer nesta terça-feira (23) e a PMSC segue realizando, de forma preventiva e também através de denúncias, a fiscalização. Segundo o comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, Sandi Sartor, até o momento nenhuma multa foi aplicada no município de Criciúma. "A gente realiza de forma preventiva e caso constate que alguma pessoa dentro de um estabelecimento está sem máscara, sempre primamos pelo caráter cooperativo, caráter orientativo, mas também tem o recurso da multa", disse Sartor.
As denúncias podem ser feitas através do 190 e do aplicativo para celulares PMSC Cidadão. Por meio de denúncias os policiais vão aos locais com suposta aglomeração e irão fiscalizar o uso das máscaras como também o cumprimento das demais regras sanitárias.