Com o intuito de difundir boas práticas de segurança e saúde ao trabalhador e preparar os membros das Cipamin´s para terem uma atuação proativa de prevenção da saúde e segurança de todos os colaboradores da indústria de extração do carvão mineral terá início, nesta quarta-feira (26), a 22ª edição do Seminário da Comissão Interna de Prevenção de Acidente da Mineração (Cipamin).
Além de destacar os usos de equipamentos de segurança, as práticas seguras de cada trabalhador são essenciais. Por isso, a grande novidade do Seminário este ano será o lançamento do Programa SafeStart. Um programa internacional que visa a parte comportamental na busca por um ambiente de trabalho ainda mais seguro.
"A gente precisa trabalhar o comportamento dos nossos trabalhadores, entender que existe sim estados, situações em que a pessoa pode se encontrar e que levam aos acidentes. O programa foca muito em questões como cansaço, complacência, da pessoa estar irritada, enfim, são momentos que levam ao acidente. Eu já participei e vi acontecer. Isso cria uma atmosfera dentro da própria empresa, todos começam a falar nisso, todo começam a respirar a segurança", explica o diretor técnico do Siecesc, Márcio Zanuz.
As empresas carboníferas atuam como principais responsáveis nas questões de Saúde e Segurança do trabalhador, incentivando ações preventivas e proporcionando treinamento adequado e o Programa Safe Start chega para somar às ações já realizadas diariamente.
"Celebramos dois momentos importantes na nossa história, a abertura da Cipamin 2023 e a introdução do projeto SafeStart - uma novidade revolucionária entre as carboníferas da região. A Cipamin é uma oportunidade única anual, que nos convida a participar, pensar e, acima de tudo, refletir sobre o valor mais precioso que temos: a vida. Atrelado a este evento, lançamos, oficialmente, o projeto SafeStart, que reforça a necessidade de cuidado e autocuidado com nossa vida, pois nossa segurança e bem-estar devem sempre vir em primeiro lugar", ressalta a presidente do Siecesc, Astrid Barato.
Além do lançamento do Programa SafeStart, a Cipamin 2023 contará nesta quarta-feira (26) com a palestra de abertura: "Programa Trabalho Seguro", com o juiz do Trabalho, Dr. Ricardo Jahn, e segue até a sexta-feira (28) com atividades de primeiros socorros, utilização de EPI's, combate a incêndio, entre outras. A Cipamin 2023 contará com a participação de mineiros das carboníferas da região de Criciúma. Além de representantes do CRSM nas palestras e treinamentos práticos e teóricos.