Com o tema “Casinhas das Infâncias”, segue até domingo, dia 30, a 12ª edição da Semana Mundial do Brincar. A proposta é valorizar o brincar de casinha, a casa e as tradições de brincadeiras, cantigas e jogos lúdicos passados de geração em geração. Realizada pela Aliança pela Infância, o evento, “é uma campanha de sensibilização sobre a importância do brincar, do direito da criança a ter infância e da necessidade de o direito da criança ao brincar ser respeitado mesmo em tempos de pandemia”, afirma Letícia Zero, coordenadora da secretaria executiva da organização. A programação foi construída coletivamente, criando e executando ações, sem obrigatoriedade de cadastro, basta fazer, registrar a atividade e marcar a Aliança pela Infância nas redes sociais, com as hashtags #smb2021 e #semanamundialdobrincar.
Com o objetivo de sensibilizar e refletir sobre este tema, a Ludolê Brinquedos de Criciúma fará uma série de ações online abertas ao público em geral. Segundo a proprietária da Ludolê, mentora de pais e psicopedagoga, Leticia Zappelini Nunes, todos estão convidados a participar do evento. “A nossa proposta é ser um canal de divulgação da ideia com ações que possam chegar a um número maior de pessoas e que elas se encorajem a participar. Nós acolhemos a Semana Mundial do Brincar como uma ação muito importante de sensibilização diante do momento que estamos vivendo por razão do isolamento social. Afinal a infância é o solo que plantamos as sementes do amanhã”, reforça a mentora.
O que é a Semana Mundial do Brincar 2021
A Semana Mundial do Brincar (SMB) é uma grande mobilização para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância e acontece anualmente na semana em que se comemora o Dia Mundial do Brincar (28 de maio). Promovida pela Aliança pela Infância no Brasil em parceria com dezenas de outras organizações, seu objetivo geral é mostrar que o brincar é fundamental para a construção de uma infância digna.
Nesta edição da SMB, a Aliança pela Infância quer despertar o olhar amoroso dos adultos para um brincar que produz o sentido de acolhimento e proteção, que é familiar, comunitário, intergeracional, popular, tradicional. Trazer à tona manifestações culturais e artísticas de diferentes regiões e transmitidas de geração em geração, como as brincadeiras passadas de pais para filhos.
Neste momento de pandemia, é essencial fortalecer o brincar infantil, especialmente a atividade lúdica que expressa as necessidades de proteção e acolhimento das crianças. Um exemplo desse tipo de brincadeira é o faz de conta das Casinhas das Infâncias.
Importância do Brincar
O brincar é uma ação fundamental para o desenvolvimento humano. É natural das infâncias imaginar novos mundos e criar beleza com o brincar, arrumar, enfeitar, colorir. Castelos de areia, esconde-esconde, cabana de lençol, casa na árvore - tudo pode acontecer nos diversos espaços em que as crianças se sentem livres para brincar. Atualmente, o brincar tem acontecido prioritariamente em casa, mas possui tantas configurações quanto existem realidades e infâncias diversas no Brasil.
Aliança pela Infância
Movimento pelo respeito à essência da criança e ao tempo da infância, a Aliança pela Infância atua para inspirar e oferecer experiências, por meio de produção e disseminação de conhecimentos, compartilhamento de saberes e por vivências significativas que valorizem o ABCD da Infância – aprender, brincar, comer e dormir – como base de uma vida plena e cheia de encantamento. Para isso, atua em rede, com seus núcleos, com pessoas e com a sociedade civil organizada.
A Aliança pela Infância tem como missão sensibilizar a sociedade sobre a importância de uma infância digna e saudável e acredita que o humano precisa se embeber de infância para se humanizar.
O movimento surgiu na Inglaterra e nos Estados Unidos em 1997 e chegou ao Brasil em 2001, pelas mãos da educadora Ute Craemer. Formada por instituições e pessoas envolvidas com os direitos mais essenciais da infância, participam da Aliança grupos em 11 estados do Brasil.
Desde 2010, a Aliança pela Infância realiza a Semana Mundial do Brincar no Brasil. A SMB 2021 tem o apoio da terre des hommes - Alemanha (tdh-A).
Confira a programação da Ludolê Brinquedos
24/Maio- Lançamento do Podcast: A gente só quer BRINCAR!
Data: 24/05 (terça-feira)
Page Instagram: @ludolebrinquedos
Spotify- Papo Aberto com a Lê da Ludolê
25/Maio- (terça-feira) Live : A casa como fortaleza – O brincar sob um olhar amoroso da família
Horário: 20h03
Perfil do Instagram: @ludolebrinquedos
26/Maio- (quarta-feira) - Lançamento do Podcast – A Beleza do Mundo que eu brinco!
Page Instagram: @ludolebrinquedos
Spotify- Papo Aberto com a Lê da Ludolê
27/Maio- (quinta-feira) - Live Cepin – BRINCAR – A linguagem essencial da infância!
Horário: 20h03
Perfil do Instagram: @ludolebrinquedos
Mini currículo: Felipe Minatto, Pai da Mila. Especialista em Educação Infantil, Neurociências e Desenvolvimento da Aprendizagem
28/Maio- (sexta-feira)- Contando a nossa história: Ludolê um projeto com propósito!
Perfil Instagram: @ludolebrinquedos
Horário: 15h03
29/Maio- Aniversário da Loja Ludolê
Ação: Venha nos visitar e Brincar com a Gente!
Parque aberto as famílias!