O Do Avesso desta terça-feira (25) recebeu o governador do Lions Clubs Internacional, Donato Moro, responsável pela instituição entre Florianópolis e Passo de Torres, abrangendo também a região serrana até Lages.
“Nosso distrito tem 54 clubes. Eu como governador devo visitar todos agora no primeiro semestre”, destacou.
A organização possui quase 1,5 milhões de associados pelo mundo. São mais de 47 mil clubes, sendo três na cidade de Criciúma.
“Aqui temos o Criciúma Rainha do Sul, exclusivo para mulheres. Até 1997 elas eram conhecidas como domadoras e não podiam ser administradoras, depois passaram a ser companheiras leão”, contou o governador.
O Lions Clubs possui cinco eixos de serviço. Campanhas em prol da visão, combate ao câncer pediátrico, combate à fome, diabetes e meio ambiente. Porém cada região pode focar em outras áreas.
“Temos campanhas permanentes para a preservação da visão, como cirurgias de cataratas. Estamos construindo um hospital em Palhoça, só com doações de leões”.
Às vezes as pessoas têm o conceito errado do Lions. O lema é servir sem interesse.
“Não recebemos para trabalhar, até pagamos. O nosso foco é ajudar, queremos que a cidade se desenvolva e tenha melhor qualidade de vida”, concluiu.
Eleições
A região governada por Moro não possui eleições para definir novos comandantes. O distrito é dividido em seis, cada um lidera por um ano, no sistema de rodízio.
“Realizamos uma preparação de líderes, para que eles tomem conhecimento do que virá”, afirmou Moro.
É proibido discutir religião ou política no Lions Clubs. Já teve unidade fechada devido ao problema.