A alegria tomou contato do auditório do SESI Escola de Criciúma nesta quarta-feira, dia 19. Isso por que dezesseis alunos do 5º ao 9º foram premiados no Concurso Canguru de Matemática, com medalhas de honra ao mérito, bronze e prata. Essa é a maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano em 75 países.
Os estudantes que receberam medalha do mérito estão entre os 4% mais bem colocados do país. Já a medalha de bronze são aqueles que ficaram entre os 3%, e aos que receberam a medalha de prata são os estudantes que estão entre os 2% mais bem colocados do país. "O desenvolvimento do raciocínio lógico frente a tomada de decisões em situações problemas, é uma das competências fundamentais do século XXI, e essas competições privilegiam esta competência, que é algo que incentivamos na nossa escola cotidianamente", pontua a supervisora do ensino fundamental do SESI Escola, Fabiana Martinello Paez.
No total participaram 117 alunos do SESI Escola, que simultaneamente competiram com 415 mil crianças de todo o Brasil. Esta é a quarta edição que a Escola participa, sendo que esta é avaliada como a edição que teve o melhor desempenho dos estudantes criciumenses. Para a contadora Mabel Lopes, mãe da Cloé do 5.º ano, este dia ficará marcado para a família. "Foi muito emocionante. Nos esforçamos em casa também, mas isso é resultado de uma parceria com a escola e os professores. Receber essa notícia é saber que estamos no caminho certo. Estou me sentindo realizada", descreve a mãe.
A pequena Cloé recebeu a notícia com felicidade. "Fiquei muito feliz, sempre me dedico para tirar 10 nas provas", explica a estudante. Para o colega Kayo Gabriel dos Passos Gomes, também do 5º ano, a prova foi um verdadeiro desafio. "Tinham algumas questões que eram mais difíceis, mas eu lembrava de quando a professora explicava as tarefinhas e conseguia terminar as contas, mas a medalha não estava esperando, fiquei muito contente", conta Kayo.
"Percebemos a evolução dos alunos ao longo dos anos. Sempre digo que a matemática é a base para outras profissões, não apenas da área de exatas. Nós incentivamos e apoiamos muito a participação dos nossos alunos nestes desafios, fazendo um link direto com a crescente demanda da indústria por profissionais das áreas técnicas que valorizam estas habilidades voltadas a cálculo e raciocínio logico", finaliza a gerente executiva do Senai e do SESI da Regional Sul, Graziela da Silva Branco.