Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
Eleições 2022

Sessão eleitoral de Treviso passa por teste de autenticidade

Urna passou por auditoria por volta das 7h deste domingo (30)

Por Mayara Cardoso Treviso, SC, 30/10/2022 - 12:35 Atualizado em 30/10/2022 - 15:38

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A 92ª Zona Eleitoral, que compreende sessões de Criciúma, Treviso e Siderópolis, esteve entre as sorteadas para participar do teste de autenticidade dos sistemas eleitorais. A partir do sorteio, a Sessão 188, localizada na Escola Básica Udo Deeke, em Treviso, foi uma das oito auditadas no início da manhã deste domingo (30/10).

Conforme o juiz eleitoral Evandro Vilmar Rizzo, responsável pela Zona, a urna da sessão passou por auditoria às 7h, antes da abertura do local de votação. “A auditoria foi realizada em conjunto com o Ministério Público Eleitoral, representantes dos partidos políticos e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)”, explicou.

Após o sucesso do teste, conforme Evandro, o andamento da votação em todas as sessões da 92a Zona segue se desenrolando com tranquilidade e a expectativa é de que siga da mesma forma no período da tarde. “Acreditamos que isso se deve ao fato de termos realizado capacitações presenciais com os mesários antes mesmo do primeiro turno e hoje termos poucos candidatos e poucos números a registrar na urna, facilitando e agilizando o tempo de votação”, acrescentou.

O Teste de Integridade é um procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral desde 2002 com o objetivo de testar a segurança na captação e contagem do voto pela urna eletrônica. O propósito é comprovar que o voto digitado é exatamente o que será contabilizado. “O sistema eletrônico de votação passa por diversas etapas de auditorias realizadas antes, durante e após o pleito. Um dos eventos mais relevantes para atestar o grau de confiança das urnas eletrônicas é o Teste de Integridade que ocorre em todos os Tribunais Regionais Eleitorais do país no mesmo dia da eleição e é acompanhado por empresa de auditoria externa”, destacou o presidente do TRE-SC, desembargador Leopoldo Brüggemann.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito