A partir das 14h desta quarta-feira (17), órgãos e entidades de segurança pública e atendimento emergencial de Santa Catarina realizam um exercício simulado de atendimento de emergência com vazamento de produto perigoso. A ação será realizada na alça acesso à Quarta Linha, na BR-101, em Criciúma.
Durante o período do simulado, o acesso local será totalmente bloqueado para o tráfego e desviado para a marginal principal, sem sofrer qualquer alteração. As equipes da Concessionária CCR ViaCosteira estarão nas proximidades do local auxiliando os motoristas sobre os pontos de desvios.
O cenário da simulação será de um engavetamento entre um carro e dois caminhões transportando produto perigoso, que resultará no vazamento do material sobre a pista, bloqueando-a totalmente. Para fins didáticos, o produto químico será substituído por água e espuma. Ainda, voluntários farão os papéis de vítimas; dessas, três moderadas, uma em estado grave e um óbito.
Os objetivos da realização do exercício são os de promover a integração entre os diversos órgãos de resgate e trânsito do Estado e ampliar a capacitação desses profissionais para situações extremas. Segundo a CCR Via Costeira, a intenção é manter as as equipes preparadas para atender a qualquer ocorrência, no menor tempo e com a máxima qualidade.