A displasia cleidocraniana é uma síndrome rara, que afeta principalmente a formação dos ossos e dos dentes. Ela ficou conhecida nos últimos tempos depois que o ator mirim Gaten Matarazzo, que dá vida ao personagem Dustin na série Stranger Things, admitiu sofrer do problema. O Ponto a Ponto recebeu o cirurgião dentista, Dr. Gustavo Vizinoni, que falou sobre o assunto.
“Essas pessoas tem o crânio mais quadrado. O Dustin tem um quadro leve, então não é muito aparente. Eles não tem falta de dentes, na verdade é muito pelo contrário, é comum ter dentes extranumerários”, afirmou Vizinoni.
A displasia cleidocraniana afeta uma pessoa a cada milhão. Normalmente é transmitida pelos pais, mas o caso do ator foi diferente. Ele realizou uma cirurgia, e na segunda temporada estava com os dentes normais. As crianças com esta síndrome apresentam diferenças dentarias desde cedo.
“Como o dente de leite demora para nascer, dificulta a alimentação na primeira infância, depois eles demoram para cair e em muitos casos não acontece. O cirurgião dentista pode puxar”, contou.
Os dentistas são quem mais diagnosticam o problema e procuram tratar com carinho, para facilitar a aceitação. A retirada do sizo também entrou em pauta na conversa com o cirurgião.
“O dente do sizo é normal como todos os outros. Mas quando ele tem espaço na arcada dentária, existe a possibilidade de gerar um cisto, pode facilitar a formação de cárie. Mas se o dente está na posição correta, não precisa retirar”, completou.