O prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides Roberg Silva da Rosa, assume solenemente a gestão da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), focado na missão de fazer com que a entidade seja protagonista da região, quanto ao desenvolvimento e ao engajamento, em parcerias dos 15 municípios. Ele foi eleito presidente em assembleia no dia 31 de janeiro e a solenidade de posse com a presença de autoridades e familiares ocorreu na noite desta sexta-feira (24), na sede da associação.
Junto a Almides, o Conselho Executivo fica composto com o prefeito de Meleiro, Eder Mattos como 1º vice-presidente; o prefeito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini como 2º vice-presidente; o prefeito de Turvo, Sandro Cirimbelli, como 1º secretário e o prefeito de Maracajá, Anibal Brambilla como 2º secretário.
Como titulares do Conselho Fiscal foram nomeados: prefeito de Balneário Gaivota, Everaldo dos Santos; prefeito de Araranguá, César Cesa; prefeito de Jacinto Machado, João Batista Mezzari; prefeito de Passo de Torres, Valmir Augusto Rodrigues e o prefeito de Ermo, Paulo Dela Vecchia.
Como suplentes do Conselho Fiscal: prefeito de Morro grande, Clélio Daniel Olivo; prefeito de Praia Grande, Elizandro Pereira Machado; prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha; prefeito de São Joao do Sul, Moacir Francisco Teixeira e o prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava.
A cada dia, a Amesc fortalece seu trabalho em prol do municipalismo, com a organização estratégica de diversos agentes públicos. São 15 prefeitos que trabalham em sintonia, para que o extremo sul catarinense se desenvolva de forma conjunta com toda a sua potencialidade. Fortalecidos, integrados, comprometidos e responsáveis por tomarem atitudes que respaldem os mais de 200 mil moradores desta área de abrangência, o discurso dos deputados presentes, a deputada federal Geovania de Sá, e os deputados estaduais José Milton Scheffer, Tiago Zilli e Rodrigo Minotto, destacaram esta força e união que associação atinge.
O prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava, recebeu uma placa de homenagem por sua passagem na presidência da associação. Destacou em seu discurso a união e engajamento dos gestores em prol do desenvolvimento do extremo sul. Agradeceu a parceria durante sua gestão. Entregou um troféu simbólico referente a nova missão do prefeito de Santa Rosa do Sul.
Almides assume a Amesc, junto do compromisso de prefeito de Santa Rosa do Sul e ainda a presidência do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISAMESC), no qual foi reconduzido a presidência também. Pontuou o desafio que traz como missão de fazer com que a Amesc seja protagonista da região, sempre com a parceria de todos os 15 entes municipais.
Quem é Almides?
Almides é o segundo prefeito de Santa Rosa do Sul a assumir este desafio, de manter o trabalho em seu município e ainda gerir a associação dos municípios. Caberá a Almides também um desafio triplo, com sua reeleição como presidente do CISAMESC.
Nascido em 29/12/1969, Almides tem 53 anos, e viveu todos eles em Santa Rosa do sul. No momento, reside no interior do município, na comunidade de Caramujo. É filho de Alcides Martins da Rosa e Valdeci Silva da Rosa (in memória). Sua mãe foi sua primeira professora, ao qual foi a responsável por seus ensinamentos nas séries iniciais, de 1° a 4° série, na escola Antonino José Trajano, na comunidade de Caramujo. Estudou o ensino fundamental, de 5°a 8° série, na escola básica Catulo da Paixão Cearense e o ensino médio no Iemes (Instituto Educacional Madre Eliza Savoldi) de Sombrio.
É formando em técnico contábil com curso superior na Eadcon Fael, em Santa Rosa do Sul, formando-se em ciências contábeis.
Casado com Janice Cardoso Martins, tem quatro filhos e 2 netos, sendo eles Raiane da Rosa Bitencourt, casada com Romeu Vitor Bitencourt e que lhes deu os netos gêmeos Melissa e João Abílio; e Natalia Rocha da Rosa, Murilo Rocha da Rosa e Heitor Martins da Rosa.
Com 16 anos iniciou sua carreira como auxiliar de escritório, foi ainda caminhoneiro e condutor socorrista do SAMU.
Na política, iniciou como vereador no mandato de 2005/2008, na qual ocupou a presidência da câmara e foi ainda secretário de administração. Retornou à política na condição de vereador e líder do governo no período de 2013/2016. No período de 2017/2020 ocupou a secretaria geral de governo.
Entre suas realizações: foi presidente da CCO da 1° Polvilhana - festa do polvilho e da banana, a qual viu nascer, crescer e se tornar uma das grandiosas festas da região. Acompanhou de perto desde a compra até a transformação em um local incrível, o parque municipal de eventos.
Considera fruto de muito trabalho e gratidão com as pessoas sulsantarosenses, que o levaram à conquista do mandato de prefeito na gestão de 2021/2024. Sendo escolhido como gestor do consórcio CISA (Casa Lar), CISAMESC e hoje, com a missão de conduzir Amesc também.