Uma rede de amor e solidariedade se formou para ajudar a turvense, Elaine Gomes Coelho, que está internada na UTI, em Criciúma. Em poucas horas diversas pessoas se prontificaram a doar sangue e foram lotados dois ônibus para ir nesta sexta-feira, 22, até o Hemosc em Criciúma fazer a coleta de sangue.
O marido de Elaine, Laone Coelho, está emocionado com a colaboração de todos que tem se prontificado e mobilizado ajudar a família neste momento. “Não é só pela Elaine, mas por todos que também estão lá e precisam. Depois que ela estiver bem e em casa, que não pare mais esta mobilização, porque sempre vai ter mais pessoas precisando”, relata.
Elaine Salvaro e Maiára Saccon, organizadoras do projeto Doadores de Turvo, organizaram a lista dos voluntários. Com o grande número de apoio, conseguiram um segundo ônibus para o período da tarde desta sexta e também lotou. A secretaria de Educação de Turvo, através da administração municipal, concedeu o transporte extra, além do veículo disponibilizado semanalmente.
Além da lotação dos dois ônibus, muitas pessoas foram até o Hemosc de carro particular e o posto Romano disponibilizou um carro com funcionários.
Elaine é moradora de Turvo, gerente da loja Talismã de Jacinto Machado. Está internada na UTI com leucemia. Lisette é filha de Elaine e uma doadora de sangue, que busca ser uma das voluntárias a manter os estoques abastecidos para não haver emergências.
A média diária atual é de 46 doações captações de sangue no hemocentro, sendo estimadas pelo menos 60 doações ao dia para a manutenção dos estoques em níveis adequados. A continuidade destes níveis baixos de doação, podem afetar os atendimentos e as solicitações de transfusões pelos hospitais e clínicas da região.
As tipagens sanguíneas mais necessárias para este momento são dos tipos “A” e “O” tanto rH positivos quanto negativos.