Maior município do Extremo Sul Catarinense (Amesc), Araranguá completa 141 anos de emancipação neste sábado, 3 de abril. Em comemoração ao aniversário do município, a rádio Som Maior fará um programa especial diretamente da Cidade das Avenidas, às 10h30, sob o comando de Adelor Lessa.
O encontro faz parte do Programa Cidades do Sul, projeto da Rádio Som Maior que há anos vem celebrando os aniversários dos municípios da região. Neste sábado, a edição ocorrerá no restaurante Plaza, e convidados que possuem a sua digital cravada em Araranguá serão entrevistados.
A história de Araranguá
A formação de Araranguá é muito marcada pela passagem dos tropeiros pela região. Antes de ser uma cidade propriamente dita, o desenvolvimento já era marcado pelo caminho dos conventos, por onde os tropeiros passavam para ir em direção ao norte e comercializar todo o material que abastecia o país.
“Logo em 1748 teremos aqui a chegada dos açorianos, que é a nossa base cultural. As pessoas fazem uma confusão com relação a imigração local, porque teve uma época que éramos uma grande Araranguá, várias cidades pertenciam aqui, por isso tem outros espaços dentro do território com colonização italiana e alemã. Mas os primeiros foram os açorianos, e somente 100 anos depois vieram os demais”, destacou a diretora de Cultura de Araranguá, Micheline Vargas.
Sob nova direção
Araranguá conta com um novo prefeito desde o início do ano. César Cesa venceu as eleições de novembro de 2021 e já iniciou o seu mandato com projetos planejados e obras na área do turismo, infraestrutura e educação.
O investimento no setor agrícola, a consolidação de professores 24 horas na cidade para atendimento aos alunos e o trabalho na região de Ilhas estão entre as prioridades trabalhadas pelo atual prefeito.