O Governo de Sombrio deve decretar a situação de emergência devido às fortes chuvas e granizo, que atingiram a região nessa quarta-feira (22). A Defesa Civil do Estado e a Administração Municipal estão realizando as orientações necessárias à população e o levantamento de prejuízos.
“[Decretar situação de emergência] foi a decisão tomada no gabinete hoje cedo e, então, encaminhada à Defesa Civil. Junto com a equipe de Assistência Social, estamos fazendo um quantitativo de danos. Principalmente, o bairro Raizeira foi o mais atingido”, comenta a prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha.
De acordo com a chefe do Executivo, as aulas estão mantidas e não houve famílias desabrigadas até o momento. "De qualquer forma, através da Igreja, organizamos um espaço pronto para a população, se houver a necessidade de alojamento", informa.
“Em um curto período de tempo, uma quantidade muito forte de chuva, seguida por granizo. Pontualmente nesse bairro, granizo com pedras grandes e houve perfuração de telhas. Isso foi o que nos trouxe uma preocupação muito grande”, relata Gislaine. Por esse motivo, a prefeitura está fazendo a distribuição de lonas para as famílias que tiveram os telhados de suas casas danificados.
No Hospital Dom Joaquim, parte do teto desabou na noite dessa quarta-feira, mas o local já estava isolado e ninguém ficou ferido. Segundo o Instituto Maria Schmitt (IMAS), entidade mantenedora do local, o alto volume de água entupiu as calhas, causando o problema. Os atendimentos estão mantidos e algumas alas foram interditadas.
Devido ao aumento da demanda e as dificuldades no manejo por conta do evento climático, alguns pacientes de urgência e emergência foram encaminhados ao Hospital Regional de Araranguá para receberem atendimento médico.