Todos os anos a Unesc realiza o Simpósio de Neurociências, que em 2017 chega a sua 15ª edição, possuindo com um tema polêmico: suicídio. O evento acontece entre os dias 22 e 23 de setembro, contando com 10 palestras.
“Temos que mostrar que existe solução. Assim a pessoa não se sente sozinha e vê que pode sair. O setembro amarelo ajuda a desmistificar o suicídio. Hoje já não se fala como um tabu”, explicou a médica psiquiatra e membro da comissão do Simpósio, Kelen Cancelier Recco.
Normalmente o suicídio é secundário a algum outro problema. A cada 10 casos, em nove deles a pessoa tem algum problema psiquiátrico. Quando alguém comete o ato, até sete pessoas ficam reféns da ação.
“Muitas vezes a saúde mental é negligenciada nesse sentido. São muitos tabus quando a pessoa tem depressão ou transtorno psiquiátrico de forma geral”, contou a psicóloga Daniela Basaresco, que também faz parte da comissão do evento.
O bem-estar mental é um assunto muito amplo. O 15º Simpósio será focado nos profissionais da saúde e de Organizações Não Governamentais (ONG) da área. Mais informações no site da Unesc.
Palestras
Conceitos em suícidologia
Neurobiologia do suicídio
Suicídio na infância e adolescência
Suicídio na terceira idade
Suicídio uma questão de saúde pública
Suicídio e as mídias sociais
Suicídio e a psicoterapia
Suicídio e os transtornos de humor
Esquizofrenia
Luto dos sobreviventes