Há quem diga que Gelson Gonçalves é o mais antigo presidente de sindicato em mandato no Brasil. São 37 anos, desde 1981, à frente da categoria dos empregados no comércio. Um fato emblemático ontem antecedeu a próxima eleição da classe, marcada para 24 de outubro. Uma chapa de oposição foi inscrita.
Com o objetivo de renovar a direção e atrair maior participação dos trabalhadores do comércio nos atos sindicais, os integrantes da nova chapa, liderados pela candidata à presidência Daiane Juliani de Souza Paganini, encaminharam o pedido de homologação à comissão eleitoral do sindicato, e agora aguardam os trâmites legais do pedido.
“Assim como os direitos e benefícios da classe, o interesse no sindicato diminuiu ao longo do tempo em que a atual diretoria esteve no controle, enquanto notamos um aumento nas condições trabalhistas, salários defasados, dissídios em atraso e outras situações que prejudicam os trabalhadores”, apontou a comerciária. Menos de 700 dos mais de 20 mil trabalhadores do setor presentes nos dez municípios atendidos pelo sindicado são filiados à entidade.