Criada para otimizar o acesso à saúde, a plataforma digital TeleSaúde atingiu nesta terça-feira (22) a marca de 100 mil atendimentos realizados em Criciúma. O serviço, lançado em maio de 2022, abrange, atualmente, 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) cadastradas, com mais de 19 mil pessoas alcançadas. A plataforma disponibiliza atendimentos médicos, troca de receitas, agendamento de consultas, resultados de exames e serviços de informação, proporcionando mais comodidade e agilidade para os criciumenses.
"A ideia é ampliar o TeleSaúde para todas as 48 UBSs de Criciúma, com o objetivo de proporcionarmos mais qualidade de vida aos moradores. O sistema é um complemento do que é ofertado nas unidades de saúde. A ideia se mostrou inovadora com o passar do tempo, pois está disponível na palma da mão das pessoas. Conseguimos utilizar a tecnologia a nosso favor e acabar com as filas de espera em alguns postos de saúde", destacou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.
Segundo o gerente de Vigilância em Saúde de Criciúma, Samuel Bucco, o TeleSaúde foi bem recebido pela população, e vem ganhando cada vez mais destaque. Atualmente, a plataforma realiza, em média, 520 atendimentos diários nas unidades que atende. O serviço mais procurado pela população é o agendamento de consultas médicas, com 68,82%. Em seguida, está a renovação de receitas referentes a medicamentos de uso contínuo, com 24,2%, serviços de informação, com 5,4%, e Carteira de Saúde, com 1,5%.
"No fim de cada atendimento, o paciente recebe uma pesquisa para avaliar a qualidade do serviço. Nosso indicador NPS (Net Promoter Score), responsável por medir a satisfação dos usuários, é de 87, considerado de excelência pela plataforma. Atualmente, 20 estações de trabalho aliam a agilidade da automatização e a humanização de um profissional capacitado", ressaltou Bucco.
Diferente das UBSs que, em sua maioria, realizam o agendamento de consultas médicas exclusivamente nas segundas-feiras, na plataforma online, o agendamento pode ser realizado em qualquer dia da semana, durante o horário de funcionamento do serviço. O sistema está disponível em dias úteis, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.
Como utilizar a plataforma
Para utilizar o serviço, o paciente deve enviar uma mensagem de texto para o número (48) 3445-8400, por meio do aplicativo WhatsApp. O primeiro contato é feito por um robô, onde todas as mensagens são enviadas de forma automática. Após a verificação dos dados do paciente, ele é encaminhado para um profissional capacitado, para que seja atendido de forma online ou presencial, se necessário. Para agilizar o processo, o paciente deve responder as perguntas de forma clara e objetiva.
A conta do TeleSaúde é validada com selo de verificação do WhatsApp, para garantir mais segurança no atendimento e evitar possíveis golpes. Com a conta verificada, o paciente pode ter certeza de que está sendo atendido por um profissional da Secretaria Municipal de Saúde.