A segurança pública é um dever do Estado, garante o tenente-coronel Evandro Fraga, comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM). No Jornal das Nove, da Rádio Som Maior, ele falou sobre as ações que a polícia tem tomado para reduzir a criminalidade na região. Fraga chegou a Criciúma em 1993, ficou por sete anos e retornou em 2010.
“Quando falamos em segurança, normalmente estamos falando da consequência de um problema, ela é dever do Estado, mas responsabilidade de todos”, afirmou.
Segundo Fraga, o município pode contribuir de diferentes formas, sendo que uma delas é melhorar a saúde, possibilitando avanço na qualidade de vida e redução da criminalidade. O 9º BPM mantém conversas constantes com a Brigada Militar do Rio Grande do Sul, ajudando em operações para impedir o roubo de veículos, que são vendidos para desmanches no estado gaúcho.
“Não ficamos muito ligados aos números no primeiro momento. Trabalhamos com a gestão estratégica, identificando um perfil de autoria. As pessoas precisam entender que acontece o assalto e já estamos agindo, nem sempre a recuperação acontece logo em seguida”, destacou Fraga.
O 9º BPM conta com 256 policiais militares. A Rede de Vizinhos Protegidos também auxilia na segurança. O tenente-coronel recomenda que as pessoas fiquem sempre alerta em relação a indivíduos próximos as suas residências, evitando ser surpreendido. Fraga também falou sobre os principais horários com circulação de policiais nas ruas de Criciúma.
“Fizemos o batalhão rodar, de acordo com a comunidade. Não podemos reduzir o efetivo durante o dia, para proteger o comércio. Nosso efetivo maior é entre tarde e noite, quando nossos indicadores de criminalidade indicam a necessidade de um efetivo maior”, completou.