Um terremoto de magnitude 4.2 na escala Richter atingiu a província de Piacenza, na Itália, na manhã desta quinta-feira, 16, e assustou moradores da região. O sismo teve como epicentro a cidade de Cerignale, mas foi sentido também em outras regiões e municípios próximos de Piacenza.
Moradora da região de Piemonte, a criciumense Jéssica Menegali afirma que mesmo morando há 1 hora e meia de distância da província, também sentiu nitidamente o abalo. “No prédio onde eu estava sentimos o tremor, mas na hora não entendemos o que era, porque não faz parte da nossa realidade no Brasil. No momento eu estava na cozinha estudando e senti a cadeira tremendo, achei que fosse até algum espasmo muscular, mas quando notei o copo de água que estava em cima da mesa estava se mexendo fiquei assustada”, comentou Jéssica.
Jéssica destaca que no início achou que o tremor havia sido apenas em seu prédio, já que ninguém havia saído na rua e alguns amigos seus, que moram na mesma cidade, também não haviam sentido o abalo. A confirmação do sismo veio algum tempo depois, quando os jornais começaram a noticiar o ocorrido.
“Viemos para casa de uns amigos e ficaremos aqui até o final do dia, por garantia. Não foi muito forte, mas deu de sentir a ponto de balançar o copo em cima da mesa, e como não estamos acostumadas com essa realidade, nos assustamos um pouco”, pontuou Jéssica.
Apesar do susto, o terremoto não provocou danos na região e também não deixou feridos, de acordo com a diretora de Defesa Civil da cidade Emília-Romanha, Rita Nicolini. Na noite anterior, a província de Piacenza já registrava um outro tremor de 3.5 na escala Richter - mas com epicentro em Ferriere.