O Timaço da Rádio Som Maior já está em Campinas para acompanhar Ponte Preta x Criciúma, o jogo desta quinta-feira, às 21h, pela segunda rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O narrador Mário Lima e o repórter Jota Éder chegaram no fim da tarde desta quarta-feira na cidade onde o tricolor tentará a recuperação, depois da derrota em casa na estreia por 1 a 0 para o Cuiabá, no sábado. O comentarista João Nassif, que também estará em Campinas, se integra ao time nesta quinta ao longo do dia.
A exemplo do Criciúma, a Ponte também vem de derrota. Na segunda-feira, tomou 2 a 0 do Coritiba, no estádio Couto Pereira.
Time definido
Depois de dois dias sem acompanhar os treinos, pois estava em Curitiba participando das despedidas a um tio recentemente falecido, o técnico Gilson Kleina reintegrou-se ao grupo nesta quarta-feira. Ele participou do treino da tarde no CT do Guarani. Foi um treino leve, com bola.
O time viajou escalado com Paulo Gianezini, Maicon, Léo Santos, Sandro e Caíque, Adilson Goiano, Eduardo, Wesley e Daniel Costa, Lúcio Flávio e Vinícius. O atacante Léo Gamalho, ainda em recuperação física, não viajou, a exemplo do goleiro Bruno Grassi, lesionado. Perderam vagas no time titular depois da estreia o volante Jean Mangabeira e os atacantes Andrew e Reis.
Um longo jejum
O Criciúma já enfrentou a Ponte Preta 17 vezes na história, conforme os dados do Meu Time na Rede. O Tigre tem larga desvantagem. Venceu apenas duas vezes, com quatro empates e 11 vitórias da Macaca, que marcou 32 gols e sofreu 15.
Detalhe, o Tigre nunca venceu a Ponte no Moisés Lucarelli, onde ocorreram oito confrontos, com dois empates e seis derrotas. Os únicos empates conquistados pelo Tigre foram no primeiro confronto em Campinas, 1 a 1 pela Série A de 2003, e no único de caráter internacional, em 2013, pela Copa Sul Americana, 0 a 0.
Se tem o tabu de nunca ter vencido a Ponte em Campinas, tem outro também em jogo. O Criciúma ganhou apenas duas vezes na história no confronto, ambas no Heriberto Hülse. A última foi em 1 de agosto de 2004, há quase 15 anos, 3 a 1 para o Tigre, que tinha Wagner Benazzi como técnico e fez os gols com Marcos Denner, Luciano Almeida e Athos.
Curioso também o primeiro confronto vencido pelo Tigre na história. Foi em 21 de agosto de 2003, há mais de 15 anos, 3 a 0 no HH, gols de Duílio e Dejair, duas vezes. Gilson Kleina, ainda em início de carreira, treinava o Criciúma.
A cobertura
O Timaço da Som Maior já fala cedo desde Campinas nesta quinta, com o repórter Jota Éder participando do Programa Adelor Lessa. O Som Maior Esportes, às 11h30min, será apresentado desde a concentração do Criciúma. O Debate Aberto, às 12h, terá a participação da equipe também no hotel onde o Tigre está hospedado.
A reportagem continuará informando desde Campinas ao longo da tarde na FM 100,7, e participará do Ponto Final, a partir das 18h, já no estádio Moisés Lucarelli. O Arena Timaço antecipa as informações do jogo a partir das 20h e Mário Lima abre o Futebol Som Maior às 20h40min.
Abaixo, mais um flagrante da noite agradável desta quarta em Campinas.