A equipe de basquete feminino sub-19 da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma/S.R. Mampituba/Satc foi bicampeã do Campeonato Sul Brasileiro 2023. A competição ocorreu de sábado (29) a segunda-feira (1º), em Foz do Iguaçu (PR).
O time criciumense jogou contra três equipes e venceu todas as disputas. Contra a APVE Londrina, a vitória foi de 51 a 45. Diante do time AJAB Jaraguá, o placar foi de 59 a 44, e, contra as anfitriãs do Foz Basquete Paraná, Criciúma venceu por 56 a 43.
"É mais uma grande e importante conquista para o esporte criciumense. O basquete feminino tem dado show dentro de quadra, mostrando técnica e bom treinamento, portanto, esse resultado é fruto do trabalho diário de cada uma das atletas", frisou o presidente da FME de Criciúma, Neto Uggioni.
A cestinha da equipe de Criciúma foi a atleta Ana Cristina, com 53 pontos. Ela, também, foi escolhida no quinteto ideal, acompanhada pela atleta de Criciúma, Maria Clara. "Essa foi uma competição muito especial. Foram três jogos difíceis. Jogamos contra as melhores equipes de cada estado e conseguimos fazer excelentes jogos, devido a união e ao entrosamento da equipe, que fez a gente crescer na competição e sair com o título", contou a técnica da equipe de basquete feminino da FME de Criciúma, Luana Minotto.
A Satc, a FME de Criciúma, a Levve Ortopedia e a Unesc são parceiras da equipe de basquete feminino do Mampituba, a qual é integrante do projeto de formação de atletas que o clube mantém por meio de convênio com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).