Nesta quarta-feira (19) o Tribunal de Justiça (TJSC) aprovou, por unanimidade, a instalação de uma nova vara na comarca de Jaguaruna. Até hoje com vara única, a comarca da cidade no Sul do Estado registra mais de 30 mil processos em trâmite, sob responsabilidade de um só magistrado. Os números chamaram atenção do Judiciário que analisou a questão e chegou a conclusão que era necessário incrementar a estrutura local.
“O processo da criação de uma vara passa pela identificação da necessidade por conta do número de processos novos. Jaguaruna era a comarca que tinha o maior número de processos mensalmente em Santa Catarina. O fato acabou gerando um acúmulo de processos. Hoje a comarca tem milhares de processos aguardando decisão. E por isso essa necessidade que também foi muito reivindicado pela sociedade”, contou desembargador Rodrigo Collaço, presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
Segundo Colaço o nível de processos em toda a região Sul do Estado é muito alto. “Temos uma dificuldade financeira no Poder Público, então temos margem pequena de criação de varas. O que fizemos para a região Sul foi dar às Comarcas de Turvo, Içara Meleiro, Criciúma, Araranguá e Sombrio, já ganharam mais um assessor para ajudar no processo”, explicou.