O projeto de expansão da malha ferroviária de Santa Catarina ainda não tem data para ser corrigido e executado. Elaborado em 2002 o projeto prevê a ligação litorânea do norte ao sul e também entre leste e oeste. Porém algumas alterações são necessárias para a implementação.
Em seu estudo inicial foi verificado que, devido a geografia da região da serra, seria necessária uma solução técnica mais elaborada. Isso deixou o projeto final mais caro e com isso surgiu a primeira busca por alternativas. Com a demora da execução outros problemas surgiram. Como o contorno no Morro dos Cavalos, devido a reserva indígena, e a necessidade de alteração no traçado na região da Grande Florianópolis, devido o aumento da área urbanizada.
Atualmente a malha ferroviária na região Carbonífera abrange o porto de Imbituba e se ramifica entre Siderópolis, Forquilhinha e Urussanga. Nesse trajeto a ferrovia passa por 15 municípios. Com a conexão à ferrovia Tronco Principal Sul, do Governo Federal, será possível interligar a região carbonífera com o Paraná e o Rio Grande do Sul.
A proposta de expansão da malha ferroviária auxília o transporte rodoviário. Com a possibilidade de transportar cargas maiores, através das ferrovias, a necessidade de escoamento em trechos menores aumenta. Além disso, o uso do transporte ferroviário dilui o fluxo de veículos nas rodovias.