Conscientizar a comunidade sobre a importância do saneamento básico vai além de vistorias e entrega de informativos nas residências. Colocar os moradores em contato com diversos esclarecimentos e dados sobre saúde coletiva e meio ambiente faz com que a sensibilização comunitária seja mais efetiva. Por isso, o Programa Trato por Criciúma realizou uma ação social de conscientização sobre o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) municipal. A equipe da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) esteve no Parque das Nações Cincinato Naspolini na última quarta-feira (21) conversando e fazendo a entrega de mudas de plantas para a comunidade.
O principal objetivo da iniciativa foi aproximar os moradores dos bairros São Luiz e Próspera que estão recebendo o Programa da Companhia que é executado pela Tec Civil Construções. "A proposta era ter uma conversa mais próxima com a comunidade, ajudando-os a entender o papel do Trato com o saneamento de suas comunidades, para tirar todas as dúvidas do pessoal. Então falamos sobre como são realizadas as inspeções, como a caixa de gordura deve ficar disposta nas residências", explica o engenheiro da Tec Civil Construções, Eduardo Neckel.
Durante a ação, foram atendidas pessoas de diferentes localidades do município, onde receberam panfletos com as explicações sobre como realizarem a correta ligação a rede de esgotos. Como também, ganham copos de água e mudas de plantas enfatizando a preocupação ambiental que todos devem ter.
"A aproximação com as comunidades é muito importante para a realização do Programa que impacta na vida de todos que moram nos bairros que receberam o saneamento. Esse é um momento chave para que o sistema de esgotamento entre em pleno funcionamento e contribua com a saúde pública e ambiental de Criciúma", destaca o engenheiro.
Estavam presentes na ação equipes especializadas do programa Trato por Criciúma. Essa foi a primeira ação social do Trato por Criciúma que se estenderá para o próximo ano em diferentes localidades, expandindo mais informação para as comunidades.
O programa
Além das vistorias na rede de esgoto, o programa 'Trato por Criciúma', também visa educar e conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental. Conforme o projeto, serão promovidos diálogos com moradores, juntamente com o apoio da Vigilância Sanitária do Município.