Há alguns meses quem passa pela região do Bairro São Luiz percebe a grande movimentação de máquina, caminhões e homens atuando nas obras do binário da Avenida Santos Dumont, principal via do bairro.
Com as obras, vêm os transtornos, o que deve diminuir a partir de abril quando, segundo o secretário Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Tita Beloli, trecho da via deve ganhar camada de asfalto. “A previsão é que até o fim de abril consigamos colocar asfalto até o cruzamento com a Joaquim Nabuco. O restante da obra é no final de 2022, porém o maior transtorno é agora”, enfatiza.
Beloli lembra a grandiosidade da obra e como ela exige paciência. “O binário, como sempre falo, é uma obra gigantesca e traz bastante transtorno neste momento, até porque agora estamos naquela etapa próximo à Joaquim Nabuco, onde estamos fazendo a escavação. Temos alguns problemas pontuais. Já fomos ao local junto com o engenheiro sanitarista e solicitamos que se tome algumas providências com relação às caixas coletoras que precisam ser feitas”, comenta.
A primeira etapa do binário da Avenida Santos Dumont recebe investimento de R$ 32.433.128,48, viabilizado via operação de crédito externo firmada junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). Para a segunda etapa, há um orçamento de R$ 16,6 milhões, orçada pelo Fonplata.
Comércio
Tita Beloli comenta também as dificuldades enfrentadas pelos comerciantes neste momento. “Sabemos das dificuldades que às vezes a pessoas reclamam dos problemas, mas isso se faz necessário, mas tentamos minimizar. Estamos trabalhando para fazer os desvios. Está tendo acesso à Santos Dumont. As pessoas precisam saber que tem o comércio ali, vários segmentos que precisam sobreviver”, pontua.
Como ficará
Diversas são as mudanças, e talvez a que será mais perceptível é o viaduto que substituirá o trevo do São Luiz. Quem descer pela Rua Desembargador Pedro Silva em direção à Rodovia Luiz Rosso, passará sobre o viaduto, enquanto quem transita pela Avenida Santos Dumont, em direção ao bairro Próspera, via Imigrante Poloneses, passará por baixo, diminuindo assim os congestionamentos naquele local.
Além disso, a Avenida Santos Dumont receberá toda uma revitalização, ganhando também ciclovia e sendo transformada em mão única. Ao todo, as obras, com recursos do Fonplata, contemplarão sete quilômetros de vias construídas.
Outra novidade será a ligação entre a Avenida Carlos Pinto Sampaio e a Rodovia Luiz Rosso, que terá um viaduto, evitando assim que os veículos que transitam em ambas as vias se choquem, dando maior fluidez ao trânsito. A Avenida Carlos Pinto Sampaio será ligada à Rua Fioravante Benedete, levando os motoristas até a Avenida Imigrantes Poloneses.