Outubro está chegando ao fim, mas o câncer de mama sempre continuará em pauta. Recentemente foi realizado um mutirão para a reconstrução de mamas no Hospital São João Batista, destinado a pacientes atendidas pelo Sistema Único de Saúde. A administradora do Hospital, Mariana Rothlisberger e a médica cirurgiã Fernanda Buss Porto Leite falam sobre o assunto.
“O Outubro Rosa foi positivo. A gente aprendeu muito, vendo as mulheres no dia a dia. Foi um prazer participar. Por ser um Hospital particular, nem sempre aproveitamos a estrutura para esse tipo de coisa”, afirmou Mariana.
O mutirão foi realizado no dia 26, onde três mulheres foram beneficiadas. As pacientes foram selecionadas de acordo com a ordem de espera, e também por meio de alguns critérios.
“Sabendo da parceria do hospital e da disponibilidade conseguimos arrumar. As empresas precisam ajudar. Se colocar na ponta do lápis o custo sai pequeno”, garantiu Fernanda.
Com diagnostico precoce, as chances de cura para o câncer de mama são elevadas. “As mulheres que ainda não fizeram mamografia devem ir atrás. O câncer de mama tem cura”, completou a cirurgiã.