Foi divulgado na manhã dessa quarta-feira, 04, o documento elaborado pela prefeitura de Tubarão decretando situação de emergência.
Um força-tarefa, formada pela prefeitura, Defesa Civil e demais instituições estaduais e municipais decidiram determinar o fechamento de todo o comércio e outras atividades não essenciais após o meio-dia desta quarta-feira. A decisão tem por objetivo preservar a segurança da população pelo risco de transbordamento do Rio Tubarão.
A medida teve como base as previsões meteorológicas, que indicam chuvas intensas ao longo do dia. Com o nível do rio 6,3 metros acima do normal na régua localizada em frente ao batalhão do Exército às 9hs, as chances de transbordamento aumentaram durante a manhã. O volume de água tem subido por conta das fortes chuvas nas cabeceiras do rio. Dessa maneira, o prefeito Joares Ponticelli considerou prudente ter o maior número de pessoas possível fora de circulação na cidade.
Além disso, também como medida de segurança, as autoridades pedem que a população evite permanecer nas pontes e passarelas para observar o comportamento do Rio Tubarão.
“É um momento que exige cuidado e por isso estamos determinando o fechamento do comércio e outras atividades não essenciais para que a nossa população fique em segurança. Pedimos a todos que evitem permanecer nas pontes para observar ou fotografar o rio, divulgaremos todas as informações necessárias pelos canais oficiais do município e imprensa, para tranquilizar a população. Neste momento de chuvas fortes e risco de transbordamento do Rio Tubarão, fique em casa”, destacou o prefeito Joares Ponticelli.
O Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) foi montado ainda na terça-feira (3) e conta com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Celesc, Polícia Penal, Guarda Municipal, Exército, Defesa Civil Estadual, Defesa Civil Municipal e Epagri.
Confira o decreto de situação de emergência: