Nos últimos anos, o Sindicato dos Mineiros de Criciúma e Região vem sofrendo uma série de problemas financeiros devido aos resultados gerados pela última gestão da associação. As irregularidades realizadas pela administração antiga fez com que o Sindicato se encontrasse em uma situação financeira “caótica”, sem a possibilidade de realizar novos investimentos.
De acordo com o atual presidente da associação, Djonatan Maffei Elias, diversos inquéritos policiais já foram instaurados contra a antiga gestão e hoje continuam no Ministério Público - o que pode acabar acarretando em um processo à administração passada.
“Quando assumimos a gestão, no final de 2014, nós não fechamos os olhos para todas as irregularidades que foram encontradas dentro do Sindicato e nem varremos para debaixo do tapete. Pelo contrário, chamamos um jurídico na época, fizemos um relatório, procuramos a Polícia Civil, os órgãos competentes, o Ministério Público Federal e formalizamos as denúncias”, ressaltou Djonatan.
Segundo o presidente, o desenrolar das denúncias não deve levar mais muito tempo para finalizar - já que é capaz até mesmo de prescrever, devido ao tempo passado. Para Djonatan, todos os crimes praticados contra o Sindicato dos Mineiros de Criciúma e seus trabalhadores já estão escancarados aos olhos da sociedade. Com a atual situação financeira do SIndicato, este está realizando apenas o pagamento daquilo que se é necessário pagar, sem chances de desenvolver novas atividades.