O Criciúma está rebaixado para a Série B, com uma rodada de antecedência. Mas a queda não foi o único momento marcante desta semana no Estádio Heriberto Hülse. Em um intervalo de menos de sete dias, o Tigre sofreu com grandes acontecimentos, que colaboram para um término melancólico da campanha na primeira divisão, competição na qual a equipe carvoeira não disputava desde 2014. Vamos para a cronologia dos fatos:
30/11 - Criciúma 2 x 4 Corinthians - O rebaixamento psicológico
Em um confronto que escancarou alguns dos problemas apresentados pelo Tigre durante a temporada, a equipe conseguiu fazer uma boa atuação no primeiro tempo, onde abriu 2 a 0, com dois de Bolasie, contra um embalado Corinthians. Porém, na segunda etapa, o Criciúma teve uma queda de rendimento, demonstrada em vários jogos ao longo do ano.
Foto: Celso da Luz/Criciúma
Aos 16 minutos, enquanto ainda vencia por dois gols, o goleiro Gustavo saiu jogando mal, Matheus Bidu interceptou o passe e achou Garro na entrada da área, descontando para os paulistas na falha individual do goleiro. Menos de cinco minutos depois, os papéis se inverteram e Garro achou Bidu, que marcou um golaço de fora da área. Após o baque, o time voltou a criar oportunidades, mas esbarrou na baixa eficiência ofensiva, e ainda sofreu dois gols de Yuri Alberto em dois contra-ataques, sendo o terceiro também em uma falha individual, dessa vez de Ronald.
04/12 - Criciúma 0 x 3 Flamengo - Só milagre
Mesmo contra um Flamengo praticamente reserva, e os pedidos para que o time carioca entregasse o jogo, para ajudar no rebaixamento do rival Fluminense, o Criciúma não conseguiu repetir o bom futebol que apresentou em parte do campeonato, e acabou derrotado pelo placar de 3 a 0, em casa.
Com o placar, o Tigre ainda não havia a garantia do rebaixamento, e torcia por uma vitória do Cuiabá diante do Fluminense, no Maracanã na quinta (5).
05/12 - Renúncia do presidente Vilmar Guedes
Na tarde dessa quinta, o presidente do clube, Vilmar Guedes, assinou a carta de renúncia ao cargo, deixando-o a disposição, no dia em que, horas depois, o Criciúma teve seu rebaixamento sacramentado após a vitória do Fluminense pelo placar de 1 a 0, com gol de Kevin Serna.
Foto: Celso da Luz/Criciúma
06/12 - Definições para 2025
Com o rebaixamento garantido matematicamente e a renúncia de Guedes, o vice-presidente do Criciúma, Alexandre Farias, assume interinamente até as eleições, que devem ocorrer em janeiro de 2025. Um nome que ganha força nos bastidores do clube para o próximo mandato é o de Anselmo Freitas, presidente entre 2021 e 2022. Além disso, ficou definido que o executivo de futebol, Juliano Camargo, irá seguir no cargo para o ano que vem.